segunda-feira, dezembro 04, 2006

Uma brasileira com Gabo

Tenho lido todos os dias o blog "As borboletas de fevereiro", da cearense Socorro Acioli. Ela é a única brasileira a participar este ano da oficina de roteiro com o escritor García Márquez, em Santo Antonio de Los Baños, em Cuba. A escritora conta detalhadamente como tem sido seus dias ao lado do Prêmio Nobel. Confiram no blog http://as-borboletas-de-fevereiro.blogspot.com/
Parabéns para ela e muito sucesso!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, outubro 26, 2006

Os 40 anos da obra-prima

Será lançada uma edição especial de "Cem anos de solidão" no IV Congresso Internacional de Língua Espanhola, em homenagem ao escritor colombiano García Márquez. A publicação vai ter um prefácio assinado pelo amigo do autor, Carlos Fuentes. O romance em 2007 vai completar 40 anos.

sexta-feira, setembro 01, 2006

Prêmio blogueiro

Não custa nada, então resolvi inscrever o meu Viagem a Macondo no concurso de blogs da agência alemã Deutsche Welle. Não sei se ele é tão maravilhoso assim, mas é minha menina dos olhos.Quem quiser indicá-lo deve ir no site http://www.thebobs.com

quarta-feira, julho 26, 2006

Gabo - o retorno

Ando mergulhada nos romances da francesa Regine Deforges e deixei um pouco de lado as aventuras de Gabo. Prometo que assim que terminar a saga de Léa Delmas volto ao coronel Aureliano Buendía e seus companheiros.

segunda-feira, março 20, 2006

Quatro vezes Aureliano

Fiz uma pesquisa recentemente aqui para os leitores contarem quantas vezes o coronel Aureliano Buendía, um dos principais personagens de Gabo, aparecem nos livros. Eu havia citado "Cem anos de solidão", "Ninguém escreve ao coronel" e "Crônica de uma morte anunciada". Mas há referência a ele também em um conto de "Los funerales de la Mamá Grande".
Agora é para valer

Após anunciar duas vezes a chegada de "O veneno da madrugada" nos cinemas, o filme de Ruy Guerra, baseado na obra de García Márquez, estreou na última sexta-feira, dia 17 de março.

quarta-feira, março 15, 2006

História digna de um conto de Gabo

Tive minha primeira aula de roteiro com Luiz Carlos Maciel hoje e ele contou uma história engraçada e interessante de um colega, ator da Globo, que bebeu, foi roubado e acabou parando em um manicômio. No mesmo momento, pensei no conto "Só vim falar ao telefone", de García Marquez. E não é que o professor acabou falando disso mesmo? É a história de uma mulher em que o carro quebra no meio da estrada e ela vai tentar telefonar para avisar o fato, mas acaba presa em um manicômio incomunicável.

quinta-feira, março 02, 2006

Bolívar, a Vila e García Márquez

Bolívar é o personagem de destaque no enredo da escola de samba Unidos de Vila Isabel, campeã do Carnaval carioca. Mas também personagem principal de "O general em seu labirinto", de García Márquez. A seguir o resumo do livro:
"Símon Bolívar, general e político sul-americano que libertou sete países dos domínios espanhóis, estava desiludido com a política no final de sua vida. Ele tinha "a melancólica certeza de que havia de morrer na cama, pobre e nu, e sem consolo da gratidão pública". Os últimos instantes, marcados pela tuberculose, foram recheados por leituras como Cervantes - era a certeza de que os maiores enganados do mundo tinham sido Cristo, o Quixote e ele próprio.
A ficção histórica O general em seu labirinto, de Gabriel Garcia Márquez, do prêmio Nobel em 1982, tem como personagem principal Bolívar, que esperava a morte viajando pelas cidades venezuelanas à margem do rio Magdalena. Mas, queria embarcar no porto para a Inglaterra, a caminho da qual terminaria sua história".