Morre musa inspiradora de Gabo
Margarita Chica Salas, a mulher que inspirou o escritor colombiano Gabriel García Márquez para escrever "Crônica de uma morte anunciada", morreu em maio, na cidade caribenha de Sincelejo.
A mulher, de 78 anos e solteira, morreu de um infarto na capital do departamento de Sucre (1.000 quilômetros ao noroeste de Bogotá), informou o diário bogotano "El Tiempo", e seu sepultamento aconteceu no dia seguinte nessa cidade.
De acordo com o diário, a mulher serviu a García Márquez, prêmio Nobel de Literatura de 1982, na criação do personagem de Angela Vicario em "Crônica de uma morte anunciada", livro publicado um ano antes de receber o prêmio.
Na trama literária, a protagonista é rejeitada na noite de seu casamento pelo marido, que descobre que Angela não era mais virgem. Como vingança, os irmãos da mulher desprezada se vingam, assassinando Santiago Nassar, suposto autor da 'desonra'.
A história foi levada ao cinema em 1987, em um filme dirigido pelo italiano Francesco Rossi e protagonizado por Ornella Muti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário