segunda-feira, abril 12, 2004

Filhos ilegítimos

Descobri porquê os dezessete filhos ilegítimos do coronel Aureliano Buendía tinham uma cruz marcada na testa em "Cem Anos de Solidão. Os rapazes foram inspirados nos filhos ilegítimos do avô de Gabo, Nicolás Márquez. As cruzes são uma imagem que o escritor traz da infância. Daqueles forasteiros recebendo a cruz de sal do batismo. Está tudo isso descrito na autobiografia "Vivir para contarla".

8 comentários:

Anônimo disse...

Só vc mesmo Carol...com essa paixão pelos livros do Gabito. Achei q fosse só eu....hhehehe. Que bom te ver feliz com cada descoberta do mundo maravilhoso do colombiano.Abraço!

Juliano | 03-05-2004 15:58:07

Anônimo disse...

A propósito, alguma novidade de Gabo?

Fonchito | 13-05-2004 17:08:31

Carol Bessa disse...

Ainda não. Assim que tiver, eu publico.

Anônimo disse...

Oi Carol! Tudo blza! Admiro qe vc tem o capricho de registrar aqui essas descobertas sobre o escritor que queremos tanto! Há pouco consegui uma primeira edição, em espanhol, do "El otoño del patriarca". Continue lendo. Abraço!

Juliano | Email | 14-04-2004 11:56:46

Carol Bessa disse...

Caramba, Juliano. Acho que vc é o único leitor deste blog. Mas de qualquer forma, é um assunto pelo qual tenho tanta paixão que nem penso na possibilidade de abandonar este blog. Que interessante a sua nova aquisição!

Anônimo disse...

Impressão sua, Carol. A verdade é que tbm sou um "apoixanado" pelos livros do colombiano. Temos bom gosto, não? Cada vez que releio um conto ou um romance dele, tenho a impressão de descobrir passagens secretas, imagens subliminares...Faz anos, não sou mais o mesmo, pois devo muito a Gabo.

Juliano | Email | 14-04-2004 13:38:04

Carol Bessa disse...

Que legal! Eu também tenho vontade de reler alguns, mas a vontade é tanta de começar novas leituras de Gabo, que vou deixar isso para o futuro. O único que reli foi "Crônica de uma morte anunciada".

Carol Bessa disse...

Carol, na cidade onde moro, há 3 anos, tenho uma grande amigo, o Jerry, que sabe de cor parágrafos inteiros de "Cem Anos de Solidão". Imagina....tomar um chimarrão e ouvir ele recitar Garcia Marquez....

Juliano | Email | 06-05-2004 13:36:17