terça-feira, junho 01, 2004

Da série "No mar"

Outro dia estava conversando com Juliano, meu fiel leitor, por este blog e debatemos sobre a semelhança (ou não) de "Relato de um Náufrago", de Gabo e de "O velho e o mar", de Hemingway. Não que os dois sejam idênticos, mas como li as duas obras no mesmo ano, ao conhecer a história do segundo, logo lembrei do primeiro. Pois é, vou começar a leitura de um terceiro livro em que o cenário é o mar. Trata-se de "Os trabalhadores do Mar", de Victor Hugo.

8 comentários:

Anônimo disse...

Grande Carol! Que trilogia vc conseguiu juntar: Hemingway, Garcia Marquez...e agora Victor Hugo! Do último, li apenas "Os Miseráveis". Vai lá, continue lendo! Me alegrei lendo meu nome nesse post. Embora saiba pouco sobre vc, algo sei. Consigo ver flores em vc...

Juliano | Email | 02-06-2004 08:39:40

Anônimo disse...

Oi Carol, terminou de ler "Os trabalhadores do mar"?

Juliano | 11-06-2004 10:21:06

Carol Bessa disse...

Menino, ainda nem comecei. Adiei. Resolvi reler "Paula", de Isabel Allende.

Anônimo disse...

Não sou mais um menino, mas tudo bem. Já sou bem grandinho.(risos) Vc falou de Paula, agora. Lembro que quando caiu nas minhas mãos "A Casa dos Espíritos", tive um estremecimento. Quando a menina Clara começa a mover os objetos pela casa...atirei o livro contra parede! Não suportei o realismo fantástico da Isabel. Porém, Eva Luna foi bem melhor. Do meu ponto de vista. Não sei, mas acho que ela fez uma homenagem ao Gabo com a "A Casa dos espíritos".

Juliano | 16-06-2004 08:24:43

Carol Bessa disse...

A história da personagem que move objetos em "A casa dos espíritos" é em homenagem à avó de Isabel. Ela disse que a avó conseguia fazer isso. Acho que não tem muito de Gabo, não.

Anônimo disse...

Olha, digo pelo ponto de vista do realismo fantástco. De qualquer forma, não consegui ler "A Casa dos Espíritos". :-(

Juliano | 16-06-2004 13:25:43

Anônimo disse...

Olá! Vim parar no seu blog através do busca do yahoo. Pois bem, vi que vc é uma macondomaníaca, e gostaria de saber se vc tem notícia de alguma adaptação para o cinema do livro Cem Anos de Solidão? Beijos, braços e abraços! Nilton

Nilton | Email | 23-06-2004 04:17:20

Carol Bessa disse...

Que eu saiba não. Foram adaptados para o cinema "Ninguém escreve ao coronel", "Aventura de Miguel Littín Clandestino no Chile" e uma outra história que não me recordo no momento