quinta-feira, setembro 09, 2004

Convento de "Do amor nos tempos do cólera"

Há dez anos, ao lançar o romance "Do amor e outros demônios" (Editora Record), o escritor colombiano Gabriel García Márquez declarou que o livro foi inspirado por uma reportagem que fora designado a fazer em Cartagena das Índias, em 1949, quando ainda era um jovem repórter.

Sua missão era cobrir a reabertura de criptas funerárias da capela do Convento de Santa Clara, do século XVII. Durante as escavações, foi encontrado o túmulo de uma marquesinha. O achado o fez lembrar uma lenda que sua avó lhe contava, de uma menina que fazia milagres no Caribe, e estimulou-o a narrar a história da jovem Sierva María de Todos los Ángeles.

O livro foi lançado mais ou menos à mesma época da inauguração do Sofitel Santa Clara, hotel de luxo que conservou de forma surpreendente a arquitetura do convento. O pátio interno florido onde passeavam as freiras clarissas ainda está lá, assim como a mesa rústica do refeitório antes destinada exclusivamente à madre superiora, e que hoje é usada pelos hóspedes.

Na área das criptas onde teria sido encontrada a marquesa, funciona um moderníssimo lounge bar - e a parte subterrânea onde ficavam os túmulos pode ser visitada. A antiga capela em homenagem à santa é agora salão para eventos como festas de casamento. E, em algumas suítes, camas, tijolos e assoalhos originais transportam o hóspede para o período retratado em "Do amor e outros demônios". (O Globo)

Um comentário:

Anônimo disse...

Carol, tenho duas notícias quentinhas pra vc sobre Gabo. Se te interessa, entra em contato comigo. Um beijo!

Juliano | 10-09-2004 08:50:35