Bolívar, a Vila e García Márquez
Bolívar é o personagem de destaque no enredo da escola de samba Unidos de Vila Isabel, campeã do Carnaval carioca. Mas também personagem principal de "O general em seu labirinto", de García Márquez. A seguir o resumo do livro:
"Símon Bolívar, general e político sul-americano que libertou sete países dos domínios espanhóis, estava desiludido com a política no final de sua vida. Ele tinha "a melancólica certeza de que havia de morrer na cama, pobre e nu, e sem consolo da gratidão pública". Os últimos instantes, marcados pela tuberculose, foram recheados por leituras como Cervantes - era a certeza de que os maiores enganados do mundo tinham sido Cristo, o Quixote e ele próprio.
A ficção histórica O general em seu labirinto, de Gabriel Garcia Márquez, do prêmio Nobel em 1982, tem como personagem principal Bolívar, que esperava a morte viajando pelas cidades venezuelanas à margem do rio Magdalena. Mas, queria embarcar no porto para a Inglaterra, a caminho da qual terminaria sua história".
Um comentário:
Qualquer leitor que se preze tem a obrigação de ler pelo menos meia dúzia das obras de Gabriel García Márquez. Ele é peculiar, seu estilo é inconfundível. Para apreciá-lo, é preciso que nos acostumemos com seu jeito de conduzir a narrativa. Não deixem de ler "O amor nos tempos do cólera", considerado pelo próprio autor sua melhor obra. E "Crônica de uma morte anunciada" é tão bom que me encorajei de lê-lo também na língua original. Boa leitura a todos.
jacir lorenzi | Email | 06-03-2006 23:10:53
Postar um comentário