terça-feira, outubro 06, 2009

Misticismo e política na América Latina

É incrível como García Márquez tem deixado herdeiros de peso para se perpetuar a história recente da América Latina, com seus misticismos e conflitos civis. Estou lendo De amor e de sombras , de Isabel Allende e lá estão presentes estes ingredientes.
A história de Irene e Francisco, jornalista e fotógrafo, repectivamente, se mescla com a de um casal de agricultores que tem uma filha tida como santa, por conta de seus poderes sobrenaturais de fazer a casa inteira tremer. A partir deste encontro, o leitor vai descobrindo as mazelas ocorridas no Chile, em plena ditadura militar, que resultou no desaparecimento e assassinato de muitas pessoas.
Esses traços de juntar coisas extraordinárias e inexplicáveis com um pouco da história do nosso continente marcado por tantos conflitos e ditaduras é bem característico.
Gabo, por exemplo, soube falar muito bem da greve da companhia bananeira (United Fruit), das guerras civis do país e também da ascendência de uma virgem belíssima e cobiçada aos céus. Maravilhoso!

Nenhum comentário: